IGREJA INVISÍVEL: UM CONCEITO QUE SE PERDEU



“... E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.” (Atos 2:47b)

Antes de começar este estudo, gostaria de expressar meu respeito e admiração por cada autoridade que Deus constituiu para ministrar ao Corpo de Cristo, tanto pastores, como evangelistas, missionários, obreiros, professores, teólogos e tantos outros a quem Deus nosso Senhor tem chamado. Creio que grande parte do que aprendi quanto ao ministério pastoral e também a vida com Deus, devo aos grandes homens de Deus que com seus testemunhos de vida deixaram-se ser usados como a pena nas mãos do Destro Escritor para escrever em minha vida o melhor que eles tinham do Evangelho de Jesus Cristo para dar: o exemplo.

O objetivo deste estudo é abrir os olhos da Igreja e do mundo para os acontecimentos prenunciados por Jesus com relação à Sua Igreja, conforme 1 Tim 4; 2 Tim 3 e 2 Pedro 3.

Igreja = do grego: ecclesia (ou Ekklesia) = Ajuntamento, assembléia, congregação;

Talvez a falácia mais antiga (ou seria sofisma?) no meio dos cristãos de hoje é a interpretação de Igreja=Edifício. A palavra “Igreja” aparece mais de 100 vezes no Novo Testamento, e em momento algum você encontrará a associação Igreja=Edifício, mas sim “Igreja=Pessoas e até Edifício=Pessoas”.

Quando lemos de forma subjetiva no Novo Testamento (NT) sobre “edifício” a hermenêutica estará sempre relacionada a pessoas, dando o sentido de “lugar, habitação”, referindo-se aos “crentes nascidos do Espírito” como “lugar onde Deus habita pelo Seu Espírito Santo” ou ainda “Templo do Espírito Santo” (1Cor 3:16-17; 6:19; 2Cor 6:16).

Porém, ao lermos “Igreja” entenderemos (se não mudarmos o contexto original ou sublimar demais) sempre uma referência ao “ajuntamento de crentes” (Mt 18:17; Atos 5:11, 8:1-3...), de modo coletivo, dando a idéia de que cada cristão é uma célula que unidas formam o “Corpo de Cristo” (Rm 12:5; 1Cor 10:16, 12:12-13...). Uma outra conotação dada à palavra “Igreja” no NT será a de “Noiva” de Cristo ou “Noiva do Cordeiro” (em algumas traduções aparece também como “esposa” – Apoc. 19:7; 21:2; 21:9; 22:17), destacando sempre a ênfase no singular. Por isso, você jamais verá Jesus ou os apóstolos se referindo as “Noivas de Cristo”, mas somente a uma única Noiva, ou seja, um único Corpo, em outras palavras, uma única Igreja.

A questão hoje é que o “Corpo” (Igreja) se dividiu em “células”, enquanto nos tempos de Cristo e dos apóstolos, acontecia o contrário: as “células” se juntavam formando Um só “Corpo” (João 17:21-23; Efésios 4:4).

Jesus um dia enviou seus discípulos à seguinte missão:

“Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”; (Mateus 28:19).
Nós não lemos em nenhuma tradução do NT Jesus dizendo: Ide e cada um abra uma igreja (edifício) e batizem as pessoas em meu Nome para que depois se filiem às suas igrejas. Nem mesmo nos Atos dos Apóstolos ou em Apocalipse veremos alguém se referindo a “Igreja de Paulo” ou “Igreja de Pedro” ou “Igreja de João” ... E os que ousaram pensar assim foram chamados por Paulo de “carnais”.

“Porque, dizendo um: Eu sou de Paulo; e outro: Eu de Apolo; porventura não sois carnais? Pois, quem é Paulo, e quem é Apolo, senão ministros pelos quais crestes, e conforme o que o Senhor deu a cada um?” (1Cor 3:4-5).
A Igreja se dividiu! O ajuntamento se dispersou! O Corpo foi divido em células! Hoje, quando você fala de Cristo para alguém, ou mesmo para um cristão, a pergunta fundamental é sempre a mesma: “De que igreja você é?” E quando você fala sobre a Doutrina da Palavra (Bíblia) com outros cristãos, você obtêm geralmente a mesma resposta: “Bom, ((nós)) da “igreja tal...” não cremos assim... ou “A “nossa visão” ou ainda “a visão da nossa igreja” é assim e assim...”.
Onde está Cristo? Onde está o Corpo? Onde está “a” (artigo defino; singular) Igreja de Cristo?

Como um curioso observador e também ministro do Evangelho, tenho visto a cada dia a Igreja tornar-se uma “organização” ao invés de um “organismo”. Abrir igreja agora é para quem quiser... é só abrir um CNPJ e pronto, você tem uma “igreja”. Nos dias atuais, para ser pastor, líder, apóstolo (...), você só precisa fazer um curso de Teologia ou filiar-se numa instituição. Hoje você pode até ser “pastor à distância”, é só pagar, estudar e seu diploma chegará em breve. E se você se graduar numa Faculdade e chegar ao grau de Doutorado em Divindade e tiver mais títulos acadêmicos, então você pode até ser apóstolo ou, como já surgiu nesses tempos “semideus”. Não estou falando contra estudar ou fazer algum curso teológico, nem estou falando contra a teologia no geral. Mas a questão é que não existe mais o CHAMADO de Deus para ministrar ao Corpo! (1Cor 12:7-8, 28; Ef 4:7, 4:11-12). A verdade é que o chamado (vocação) fora substituído pela “profissão”. Onde estão os:

“PAULO, apóstolo (não da parte dos homens, nem por homem algum, mas por Jesus Cristo, e por Deus Pai, que o ressuscitou dentre os mortos),” (Gálatas 1:1)
Cristo nunca entregou a Igreja a ninguém (no sentido de apossar-se) senão ao Espírito Santo. Mas nós a roubamos Dele! Como os soldados que dividiram as vestes de Cristo (Mt 27:35; Mc 15:24), nós dividimos a Igreja (a nós mesmos) e a repartimos aos que tinham mais dinheiro, ou mais fama, ou mais diplomas...

Mas não se entristeça, há uma esperança, uma Palavra Fiel que não falhará e não voltará vazia:

“...e sobre esta pedra (Cristo) edificarei (darei crescimento, firmarei) a MINHA (do Senhor Jesus) igreja (os que lavaram suas vestes no sangue do Cordeiro), e as portas do inferno (aquilo que o diabo e homens presunçosos tentam segurar) não prevalecerão contra ela”; (Mateus 16:18b – ênfase minha)
A igreja de Cristo, assim como a fé, é invisível (espiritual) e não se guia por vistas, nem por coisas aparentes para poder expressar a fé.

“ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem” (Hebreus 11:1).
Mas a visível (carnal), se move por coisas visíveis, e apresenta sempre uma falsa aparência de religião, de fé, de amor, de piedade. Vive como a igreja da Galácia: pelos rudimentos do mundo, por coisas que você precisa ver e tocar para poder crer que Deus existe, suas reuniões tornaram-se mais um show do que um culto a Deus. (Gálatas 3).

Hoje temos duas igrejas: a visível e a invisível. A visível o homem distorceu, moldou ao seu bel prazer segundo sua própria concupiscência, confundiu o coração dos fracos e dos humildes que têm zelo por Deus, mas sem entendimento; mas a invisível (espiritual) permanece com o Espírito Santo, o Espírito de Jesus Cristo, e não pode ser arrebatada das Suas Mãos.

“E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e NINGUÉM as arrebatará da minha mão.” (João 10:28 – ênfase minha)
E muitos que estão hoje na igreja visível infelizmente não fazem parte da invisível, pois para entrar na invisível é necessário que haja um encontro com o Seu Dono, o Espírito Santo de Deus; é necessário que haja uma transformação interior, não somente na alma e no caráter, vai mais profundo, penetrando até o recôndito do espírito; é necessário mais que um “convencimento da verdade”, e sim uma “conversão a Cristo (eu disse a Cristo)”; é necessário muito mais do que um diploma ou conhecimento teológico; é necessário um Novo Nascimento; tal mudança que homem algum pode promover a ninguém senão o próprio Espírito Santo de Deus!

Hoje, vemos pessoas que são o que um anel no dedo ou uma associação diz que ela é, ou que qualquer um diz que ela é; mas há aquelas que são o que DEUS diz que elas são, ainda que o mundo não reconheça. Hoje há verdadeiros apóstolos, profetas e pastores, escondidos no anonimato, porque NUNCA um grande homem de Deus é reconhecido pelo mundo e nem pelos religiosos de sua época, como diz as Escrituras:

“Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados (Dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra”. (Hebreus 11:37-38)
“Somos blasfemados, e rogamos; até ao presente temos chegado a ser como o lixo deste mundo, e como a escória de todos” (1 Coríntios 4:13).
Eles não levavam seus diplomas debaixo do braço, nem o nome de alguma denominação religiosa, antes diziam, em meio a dor e sofrimento na hora de seus martírios: Eu não pertenço mais a mim mesmo! Eu sou de Cristo! Eu já estou morto! Cristo vive em mim!

Homens que não murmuravam a Deus por coisas desse mundo, nem ficavam fazendo comparações com as coisas do mundo, e nem ameaçavam abandonar a fé por conta das suas lutas e provações, antes...

“Até esta presente hora sofremos fome, e sede, e estamos nus, e recebemos bofetadas, e não temos pousada certa, E nos afadigamos, trabalhando com nossas próprias mãos. Somos injuriados, e bendizemos; somos perseguidos, e sofremos; Somos blasfemados, e rogamos;” (1Cor 4:11-12)
Eles não tinham títulos! Tinham uma vida com Cristo! O selo de seus apostolados eram as marcas das chagas de Cristo em seus corpos; o verdadeiro preço de se viver única e exclusivamente para o seu Senhor e com ousadia ainda dizer:

“Admoesto-vos, portanto, a que sejais meus imitadores”. (1Cor 4:16).
Você não os via sentados num lindo escritório, trajados de terno, fazendo pose de “ungido” ou “muito santo” para fotografias... eles não tinham tempo pra isso! E muitas vezes, a própria Igreja não os reconheceu como tais (1 Coríntios 9:2). Eram o que eram porque Deus testificava deles! Eles não atraíam glória para si, não aceitavam bajulações nem dos próprios irmãos, nem se vendiam à política, antes rasgavam suas vestes e seus corações humilhando-se na presença de Deus para de qualquer forma diminuir-se aos olhos dos homens fazendo assim com que Cristo crescesse cada vez mais em suas vidas. Todos tinham um mesmo objetivo: Cumprir seu chamamento de ganhar almas para Cristo! (Não para suas igrejas!).

Dificilmente (e digo isso com pesar, sendo eu também muitas vezes culpado) você encontrará em nossos dias verdadeiros homens de Deus, apóstolos e profetas, como foi Paulo e outros... porque os que são estão escondidos nas asas de Deus para que o mundo não os ache; estão longe das câmeras de tv e das fotografias, gemendo em suas orações para que somente Cristo apareça... homens que “fazem” e não apenas “falam”; homens que buscam “vidas” e não “títulos” ou “membros para sua igreja”.

Paulo dizia sobre a vida de um verdadeiro apóstolo:

“Porque tenho para mim, que Deus a nós, apóstolos, nos pôs por últimos, como condenados à morte; pois somos feitos espetáculo ao mundo, aos anjos, e aos homens. Nós somos loucos por amor de Cristo, e vós sábios em Cristo; nós fracos, e vós fortes; vós ilustres, e nós vis.” (1Cor 4:9-10)
Onde estão estes homens? Hoje, a maioria perdeu sua identidade em Cristo e muitos nunca a acharam de verdade; envolveram-se em tantas coisas e negócios desse mundo (2Timóteo 2:4-5...) que tomaram o espaço que pertencia ao Espírito Santo. Outros se perderam em suas “visões” e “revelações” sem fundamento, e perderam a visão da vida de Cristo e da revelação da Palavra de Deus. Muitos, como diz as Escrituras “dizendo-se sábios, tornaram-se loucos” (Rm 1:22). Todos falam de “vida em abundância”, mas poucos os que pregam “morrer em Cristo”.

Hoje, por exemplo, se você entrar em muitos “profiles do orkut”, (não generalizando) de muitos que se dizem “protestantes” e até “ministros” do Evangelho, você enxergará tudo, menos Cristo. Cristo ficou encoberto pelas fotos, pela glória do seu “cargo” ou “dom”, pelas placas, pelo glamour e elogios desse mundo. Muitos desses irmãos nem sequer mandam scraps bíblicos, mas provérbios positivistas que colocam o “eu” como o centro de tudo. E ainda por cima, vivem se comparando a outros. Onde estão as marcas de Cristo nessas pessoas?

“Porque não ousamos classificar-nos, ou comparar-nos com alguns, que se louvam a si mesmos; mas estes que se medem a si mesmos, e se comparam consigo mesmos, estão sem entendimento” (2 Cor 10:12).
Como declarei no início desta mensagem, não sou e nunca serei contra as autoridades que Deus estabelece, nem tenho a pretensão de julgá-las pelo meu ponto de vista, mas refiro-me àqueles que, como diz as Escrituras “se dizem ser, mas não são” (Apoc. 2:9). E ainda que o mundo e os títulos conquistados digam que eles são, você não encontra nestes a assinatura de Deus, o selo de um verdadeiro apostolado! Confesso que às vezes dá vontade até de chorar quando você entra nesses profiles... onde foi que a Palavra errou? O que faltou saber? Não faltou saber: faltou buscar! (Jeremias 29:13; Oséias 6:3; Miquéias 6:8; Romanos 10:2, 12:2;...).

Há ainda os crentes “João Batista” (sem fazer apologia a qualquer visão). Pessoas que acham que ser santo é ser radical em falar dos erros dos outros cristãos, da política e do mundo, usando ainda de termos chulos e pejorativos que nem sequer convém a um cristão verdadeiro e muito menos a um ministro do Evangelho de Jesus Cristo. São radicais contra tudo e contra todos, menos com os seus pecados! E pior ainda é que crêem que estão sendo perseguidos por amor a Cristo. Eles não sabem que estão lutando do outro lado. Como Saulo, acham que estão ajudando a Deus, mas totalmente cegos.

Até onde conheço, segundo as Escrituras, João Batista viria, em primeiro lugar, com unção e poder, e não pouca unção (Lucas 1:17) e viria para converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à prudência dos justos, com o fim de preparar ao Senhor um povo bem disposto e não para lançar em rosto os pecados alheios, pois se fosse assim, ele estaria pregando exatamente o oposto que Cristo pregou logo depois (João 8:1-11).

Mas Glórias sejam dadas ao nome de Cristo que apesar de tudo isso a igreja do Senhor Jesus (e isso não é uma placa) permanecerá e as portas do inferno não prevalecerão contra ela! Aleluias!

E como disse Jesus:

“... É impossível que não venham escândalos, mas ai daquele por quem vierem!” (Lucas 17:1).

E talvez você tenha lido até aqui e dito para si mesmo: “Eu também penso assim!”

E quem sabe por isso mesmo você pode estar afastado do Caminho de Cristo ou ainda não tomou uma posição por Cristo exatamente por ver tanta coisa errada e tantos escândalos no meio da Igreja. Mas eu tenho algo para lhe dizer:

Isso não será uma desculpa naquele Grande Dia que Deus irá julgar os vivos e os mortos!

Talvez você tenha se afastado ou receado tomar uma posição por Cristo porque só conheceu ou só fez parte até hoje da “igreja visível”.

Por isso eu quero te convidar nesse momento a fazer parte da Igreja invisível. Aquela que pertence ao Espírito Santo e é somente Ele quem a dirige. Mas para isso você precisa ter um encontro com a pessoa de Cristo. E você não precisa parar de fazer coisas erradas: você precisa NASCER DE NOVO e despir-se do velho homem! (Colossenses 3:8-10 Efésios 4:22-32); E este novo nascimento só se dará mediante este grandioso encontro com Jesus! E para que este encontro aconteça, só depende de você cumprir um único requisito:

“Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. E buscar-me-eis, e me achareis, QUANDO ME BUSCARDES COM TODO O VOSSO CORAÇÃO. E (somente assim) serei achado de vós, diz o SENHOR...” (Jeremias 29:12-14a - ênfase minha)
E isto ninguém pode fazer por você! Você poderá ir a todos os cultos e celebrações religiosas, participar de todas as campanhas de uma igreja, ter a marca da mão do pastor ou do seu líder religioso estampada em sua testa, fazer todas as “magias, encantamentos, palavras mágicas, benzedeiras, e todos os atos proféticos” (às vezes até patéticos) que um líder espiritual lhe orientar (e misericórdia por isso) ... NINGUÉM JAMAIS poderá buscar e se converter a Deus por você!

Por isso Naquele Dia, naquele terrível Dia, será inescusável (sem desculpas) quem quer que seja diante de Deus, porque se você não O encontrou é porque Não O buscou de TODO O CORAÇÃO. O único culpado da sua perdição será você mesmo. E não será Deus quem o mandará para o inferno: você mesmo caminhará em direção a ele se não buscar a Deus de todo o seu coração enquanto está vivo. E, acredite na Bíblia: você tem apenas uma única chance, somente essa vida para fazer isso! (Hebreus 9:27-28)

E quando você tiver esse encontro com Ele (isso se você realmente quiser), então saiba que apesar de todos esses erros e escândalos na “igreja visível”, é EXATAMENTE PARA LÁ que Ele irá te levar. Sim! Para junto do joio. E estarão o trigo e o joio juntos até o dia do Arrebatamento! (Mt 13:24-30).

Pois é justamente lá que você aprenderá (se desenvolver uma intimidade com Deus) a amar os perdidos, a suportar os mais fracos na fé, a não julgar, a separar o que vem do homem e o que vem de Deus, a tolerar, a exercer perdão e misericórdia, e o mais importante: aprender que o Evangelho não é Religião,

é INTIMIDADE COM DEUS.

Converta-se a Cristo!

E faça parte da Igreja Invisível!


“O reino de Deus não vem com aparência exterior. Nem dirão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali; porque eis que o reino de Deus está entre vós”.(Lucas 17:20b-21)


Leandro Dorneles

3 comentários:

  1. a melhor mensagem que já li e toda minha vida, nasci em berço cátolico, me tornei adventista, mas antes li sobre outra religiões tais como; Rosa Cruz, Sheicho-no-ie, Luterna, Assembleia de Deus, etc. mas por não concordar com as instituições que mudaram o foco, por isso me afastei de religiões, e aos religiosos ou seguidores de religião dizeram a mi que devo voltar pra Jesus eu fico triste, porque nunca me afastei de Cristo e sim das religiões! e na Biblia tem o texto que acho importantissimo onde João diz que Jesus é o bom pastor, e eles ouviram a sua voz e então haverá um rebanho e um pastor, haverá é futuro, creio em um ajuntamento das ovelhas que ouvirão a sua voz, e não a voz de um lider de uma denominação qualquer das milhares que por aí existem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido LC ROCHA, que bom que você compreendeu o que muitos ainda não compreenderam. Jamais se afaste de Cristo, pois Ele jamais falhará, ainda que a religião falhe. E quando entendemos isso, se torna muito mais fácil viver em comunhão num rebanho falho, cujo pastor, porém, ama incondicionalmente. Deus te abençoe!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir