NÃO ERAM DEZ?

por Pastor Leandro Dorneles

"E aconteceu que, indo ele a Jerusalém, passou pelo meio de Samaria e da Galiléia; E, entrando numa certa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez homens leprosos, os quais pararam de longe; E levantaram a voz, dizendo: Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós. E ele, vendo-os, disse-lhes: Ide, e mostrai-vos aos sacerdotes. E aconteceu que, indo eles, ficaram limpos.E um deles, vendo que estava são, voltou glorificando a Deus em alta voz; E caiu aos seus pés, com o rosto em terra, dando-lhe graças; e este era samaritano.E, respondendo Jesus, disse: Não foram dez os limpos? E onde estão os nove? Não houve quem voltasse para dar glória a Deus senão este estrangeiro? E disse-lhe: Levanta-te, e vai; a tua fé te salvou." (Lucas 17:11-19)

Gostaria de dividir este estudo em duas partes:

1ª parte - onde estão os verdadeiros cristãos?

Este quadro mostra a triste realidade da história da Igreja atual: a falta de gratidão a Deus por todas as beneficências que Ele nos tem concedido.

"Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios". (Salmos 103:2)

Lembro-me que quando ainda morava com minha mãe, no Sul do país, me sentia sempre envergonhado porque muitas vezes após as refeições, minha mãe (que não era cristã) dava graças a Deus pelo alimento e por ter-se fartado, enquanto eu, o "servo de Deus" a "Luz do mundo e sal da terra" sequer agradecia ou lembrava de agradecer. Isso somente demonstra a nossa falta de intimidade e de compreensão do que Cristo verdadeiramente fez por nós.

Jesus nos ensina em Lucas 7:35-50 que aquele a quem mais é perdoado mais amor demonstra. Digo aos cristãos sinceros: se nós tivemos o perdão e a dívida de todos os nossos pecados e ofensas perdoados por Deus em Cristo Jesus, então como deveria ser a nossa vida diante do Altar? Hoje, vejo cristãos murmurando porque tais e tais coisas não acontecem em sua vida, sempre atribuindo a culpa de sua infelicidade a Deus, que parece não querer abençoar e fazer bem aos seus servos e outros até se desviaram do Caminho por conta disso. Pergunto-me: Onde estas pessoas assumiram um compromisso com Deus? Onde está a verdadeira conversão dessas pessoas? Onde está a vida de gratidão pelo reconhecimento de ter TODA a sua dívida perdoada por Deus? Onde está o coração do povo de Deus?

Veja que o texto declara que dos dez leprosos (que eram judeus, o povo santo e escolhido de Deus) somente "UM" (o único que nem judeu era) reconheceu a bondade de Deus e Lhe deu Glória.

E muitas vezes, ficamos murmurando aos ouvidos do Pai, dizendo:

"Por que tu abençoa aquela pessoa que é ”ímpia" (= não evangélica, na linguagem cristã) e eu que sou teu servo (não seria filho?) tu não abençoa? Por que o ímpio tem isso e isso e eu não tenho nada? Ah, acho que vou voltar pro mundo então!"

Jesus respondeu essas perguntas com a triste afirmação:

"...porque os filhos deste mundo são mais prudentes na sua geração do que os filhos da luz." (Lucas 16:8)

Vemos muitas vezes, que o ímpio (incrédulo) trabalha, estuda, luta para conquistar e alcançar vitória (infelizmente somente das coisas concernentes a este mundo) enquanto o "crente" (não generalizando) não quer trabalhar e quando trabalha só quer ficar pregando ou lendo a bíblia no horário de trabalho e também só quer começar por cima, não quer ser empregado (contrariando o exemplo de Jesus, que sempre foi o de servir e não o de ser servido); também não quer estudar porque ele é espiritual demais e estudar é vaidade (...); não se empenha para conquistar nada e no primeiro empecilho diz: "Ah, não era de Deus"...

Verdade que muitas vezes as coisas não fluem como gostaríamos porque Deus tem um propósito diferente em nossas vidas e daí nosso caminho parece ser oposto ao caminho que nós mesmos traçamos, e, saber discernir isso requer no mínimo um pouco de intimidade (leitura da Palavra e oração) com Deus.

O problema em geral sempre é o da falta da intimidade e compromisso com Deus e com a Sua Palavra.

Sempre que recebo uma mensagem “cristã” pelo orkut, busco ir visitar o profile desses “irmãos”. Então me deparo com perfis cheios de carnalidade e ou imaturidade cristã. São evangélicos dizendo que "bebem socialmente", que amam "assistir novelas" (cheias de prostituição, satanismo e maus exemplos), que têm um "gosto eclético" por músicas (que não louvam a Deus e são muitas vezes frutos de idolatria ao "eu"); não vou nem falar das fotos indecentes e sem um pingo de bom senso, que qualquer cristão que entenda a palavra "temor" jamais viria a se expor assim. Percebi também que muitos dos que pedem oração (não generalizando, claro) por lutas e problemas em casa, são os que apresentam um profile totalmente distorcido da Verdade das Escrituras, longe de uma vida de oração e meditação na Palavra. Parece que o “romantismo” desse mundo e a televisão ocupam maior lugar na vida destes. Será falta de oração, ou conversão?

Reflita nisso, antes de questionar a Deus o porquê de sua infelicidade.

2ª parte - A bondade de Deus nos leva ao arrependimento

Gostaria de falar um pouco sobre aqueles que são "amigos e simpatizantes" do evangelho, e que já provaram das verdades da Palavra de Deus e ainda assim nunca assumiram um real compromisso com a fé cristã neotestamentária.

Voltando aos dez leprosos...

Vimos que TODOS foram curados por Jesus, mas somente um assumiu um compromisso com Ele, reconhecendo o Seu Senhorio e de que necessitava mais do que a cura do seu corpo: necessitava de salvação.

"E caiu aos seus pés, com o rosto em terra, dando-lhe graças"

Muitas pessoas vêm até Jesus no momento de aflição e dor, muitas vezes por um casamento destruído ou uma doença, e clamam a Deus, confessam a Cristo como Salvador (mas não como Senhor), são curadas, recebem a sua bênção... e vão embora.

Pessoas que viram e testemunharam do poder de Deus e das verdades da Sua Palavra, mas nunca assumiram um compromisso sério com o Evangelho, e não se arrependeram dos seus pecados. São pessoas que tem um compromisso simplesmente superficial com a Cruz, mas de modo algum querem carregá-la. Por que? Porque Cruz é renúncia das vaidades desse mundo para viver para Deus. Estes têm prazer em testemunhar que Deus os curou, os ajudou, até vêem alguns programas evangélicos pela TV, rádio, entram em comunidades evangélicas do orkut, e até mandam mensagens evangélicas. Mas quando você fala em renúncia, em morrer por Cristo, em assumir um compromisso de seguir o Caminho que Cristo seguiu, eles fogem.

Vemos que Jesus curou os dez leprosos, mas apenas "Um" foi salvo. Ser curado por Deus não significa que você está salvo. Mas ser salvo por Deus em Cristo Jesus significa cura e libertação completa e eterna! Uma pessoa iluminada não é uma pessoa salva, mas uma pessoa salva é uma pessoa iluminada.

Lembro-me que quando ainda trabalhava no RS, numa empresa de Engenharia Civil, um de meus chefes, homem muito inteligente, professor acadêmico há muitos anos, tinha profundo ódio pela fé cristã. Por três anos orei por este homem, pois Deus havia colocado um amor muito grande em meu coração por ele. Sempre que ele me dava a oportunidade, falava do Amor de Cristo para ele, mas minha maior pregação era o meu testemunho pessoal e profissional aos seus olhos. Ainda que eu tivesse uma certa intimidade com ele, jamais deixei de ser submisso e nunca faltei com o respeito e buscava mostrar sempre cada vez mais eficiência no meu servir (ainda que eles nunca reconheceram isso, mas fiz não pra eles, mas pra Deus, e Deus sim viu).

Certo dia este homem sofreu um acidente terrível e durante seu estado de coma, ele teve um encontro com o Senhor Jesus e pode ver coisas que muitos cristãos gostariam de ter visto. Este homem foi muito iluminado por Deus. O testemunho dele faz você chorar. Quando o visitei no hospital, falei novamente do Amor de Deus e este confessou com os seus lábios a Cristo como seu único e suficiente Senhor e Salvador.

O tempo foi passando e ele nunca teve coragem de ir a igreja comigo. Mas lia muito a Bíblia e havia se tornado um pregador da Palavra de Deus por onde quer que ele fosse. Aos poucos, foi tentando buscar conclusões lógicas (contrária a fé que é loucura) e com isso, foi esfriando e acabou se esquecendo de tudo o que passou e nunca (até a última vez que o vi) assumiu um compromisso real com Cristo.

Digo, ele não foi iluminado? Não teve uma grande experiência com Deus? Sim! Mas não se converteu. Reconheceu a cura e o livramento de Deus, mas nunca reconheceu seu estado pecaminoso e não compreendeu o significado da Cruz de Cristo.

Em contraste, podemos ver a vida do apóstolo Paulo (antes Saulo), que, sendo também um homem muito incrédulo (ainda que zeloso de Deus mas sem entendimento), quando teve um encontro com Jesus, ele reconheceu o Senhorio de Cristo, sim, mas também reconheceu seu real estado pecaminoso e compreendeu que se ele não fizesse uma aliança séria com Cristo, ele já estaria em si mesmo, morto. Então este incrédulo, iluminado, passou a crer, e a se arrepender, e a não querer entender as coisas pela lógica humana, mas pela fé em Cristo, e foi salvo. E este homem, agora salvo, pôde sim, testemunhar sua experiência com Cristo, mas não somente isso, ele testemunhou com toda a sua vida, a cada dia, que aquilo que ele recebera de Cristo, era importante pra ele. E assim, Paulo ganhou multidões para Cristo, tendo evangelizado muitas nações, e aceitando o preço da Cruz de seu Mestre, ou seja, da renúncia dessa vida para viver a vida que ainda tinha na carne, para Deus.

A Cruz só é dor para quem está vivo. Mas para quem já morreu com Cristo Jesus, ela representa Ressurreição e Vida Eterna. E para os que vivem por ela, ela se torna o Poder de Deus!

Se você ainda não assumiu um compromisso real com Cristo, é hora de fazê-lo. Faça enquanto você ainda tem tempo. Dói ser crucificado? Dói!!! Mas depois que você morrer (pro seu egoísmo e amor ao pecado) a cruz será a sua maior vitória, assim como foi para Jesus!

Jesus não foi morto pela Cruz. Ele foi morto pelos seus pecados. Não tenha pena Dele, tenha pena de você mesmo se não se deixar morrer também.

Jesus venceu a Cruz!

"Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo."

E se Ele venceu, você pode vencer também se estiver com Ele!

Arrependa-se e creia no Evangelho!!!

Deus te abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário