ELE SE FEZ MALDIÇÃO POR NÓS

por Pastora Fátima Dorneles

“Cristo nos resgatou da maldição da lei. Fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro.”

Ao meditarmos nesse versículo, o apóstolo Paulo nos faz lembrar da palavra de Deuteronômio 21:23, onde está escrito que todo o homem que fosse submetido a juízo de morte, e sendo este pendurado no madeiro, seu corpo deveria ser imediatamente retirado do patíbulo, ou seja, do lugar onde os condenados sofriam a pena de morte, a fim de que a terra não se contaminasse, uma vez que esta era herança do Senhor aos filhos da promessa, herdeiros de Abraão. Essa era portanto, uma importante ordenança a ser observada pelo povo hebreu, o qual zelava pelo cumprimento das leis instituídas por Deus por intermédio de Moisés.

Porém, a lei embora fosse necessária, não podia justificar o pecado humano, conforme está escrito:

“Porque é impossível que o sangue dos touros e dos bodes tire os pecados. (Hebreus 10:4)

E como sem derramamento de sangue não haveria remissão de pecados, conforme está escrito em Hebreus 9:22, Jesus além de oferecer a sua vida em sacrifício pelo pecado da humanidade, é imolado semelhante a um cordeiro mudo, o qual, em momento algum abriu a sua boca a fim de se defender (Isaías 53:7). E ainda com toda essa demonstração e ato de amor pelas ovelhas perdidas, Jesus é crucificado de forma a se fazer maldito em nosso lugar.

Com esse ato, Ele retira o homem de debaixo do jugo da lei, e encerra todas as coisas debaixo da graça.

“Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça.” (Romanos 6:14)

Assim como Abraão creu na promessa de Deus e foi justificado pela fé, após a morte de Jesus o homem é justificado por Seu sacrifício em favor de toda a humanidade, a saber, todo aquele que nele crer (João 3:16)

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.” (Efésios 2:8)

Sim, segundo está escrito em Gálatas 3:26, todo aquele que crer que Jesus é o Cristo, o Filho do Deus vivo se torna filho de Deus por meio da fé. No entanto, esse crer não é apenas acreditar superficialmente ou de forma duvidosa. Importa que todo aquele que crer em Jesus, o confesse diante dos homens como seu Senhor e Salvador (Romanos 10:9). Só dessa forma somos salvos das garras do pecado e do cálice da ira vindoura que muito em breve virá sobre os filhos da desobediência (Apocalipse 14:10).

Em Filipenses 1:29, a Bíblia revela que crer em Cristo significa padecer por Ele; significa considerar esterco as coisas efêmeras, as vaidades e a glória desse mundo e viver como peregrinos e forasteiros, na certeza de que a pátria almejada não é humana e terrena, e sim celestial e eterna.

O maior preço já foi pago, Jesus se fez maldição por nós. Sofreu todas as dores e martírios que nenhum ser humano seria capaz de suportar. E mais que isso, o maior peso que Ele levou sobre si não foi a cruz, a humilhação e o sofrimento da carne no momento da crucificação. A maior dor que Jesus sentiu e o maior peso que teve de carregar sobre os Seus ombros foi o peso da nossa enfermidade espiritual, foi o terrível e incalculável peso dos pecados de toda a humanidade. Os pecados das gerações passadas, os pecados da geração presente, assim como os pecados das gerações futuras, e isso inclui a minha e a sua vida.

Agora eu lhe pergunto:

E você, o que tem feito de Jesus, o ungido de Deus chamado o Cristo, o qual se fez maldição por nós? Você já o confessou publicamente como seu único e suficiente Senhor e Salvador?

“Porque, qualquer que de mim e das minhas palavras se envergonhar, dele se envergonhará o Filho do homem, quando vier na sua glória, e na do Pai e dos santos anjos.” (Lucas 9:26)

“Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus. Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que está nos céus.” (Mateus 10:32)

Não se envergonhe da Cruz de Cristo, pois Ele a carregou em seu lugar.

Que Deus em Cristo Jesus o faça compreender o verdadeiro sentido do sacrifício do Seu Amado Filho.

Deus te abençoe!

6 comentários:

  1. Que o sangue de cristo esteja sobre a sua vida minha amada irmã. Que as bençãos que a bíblia nos revela possuirmos estejam nesse momento caindo sobre vós e sobre a vossa família. Muito grato pelo estudo disponibilizado o repassarei a muitos e em Nome de Jesus, mais crerão nele, se prostarão, confessarão a sua glória e serão salvos para glória de Deus Pai. Um forte abraço desse humilde servo. Eli Alves

    ResponderExcluir
  2. Amém, meu irmão. Obrigada pelas belas palavras. A Cristo toda honra e toda a Glória! Deus lhe abençoe!!! Pra. Fátima Dorneles.

    ResponderExcluir
  3. AMÉM!AMEI AS PALAVRAS.PARABÉNS.

    ResponderExcluir
  4. E bom quando achamos respostas das promessas e palavras do senhor nosso Deus, pois ele é unico e verdadeiro. Amém!

    ResponderExcluir
  5. Minha mae diz que so serve para os que foram pendurados e que Jesus foi crussificado, logo q nao se aplica ao Senhor! Aff. É verdade que não existe pastora? A Biblia fala de uma, a que cuidava das ovelhas (animais). A Paz do Senhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz de Cristo. A controvérsia sobre Cristo ter sido pendurado ou crucificado geralmente acontece pelos que professam a fé das Testemunhas de Jeová. Neste caso, a teologia protestante, de modo geral, não considera essa denominação religiosa como cristã, daí porque haver várias discordâncias por parte deles. Conforme a interpretação mais aceita, sim, Jesus foi crucificado (ou pendurado no madeira, pois são sinônimos) e a profecia, conforme a própria Escritura menciona, se referia a Ele sim, senão vejamos:

      Jesus foi pendurado no madeiro:

      "Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro" (Gálatas 3:13)

      E aqui, a Escritura diz que Jesus foi crucificado:

      "E Pilatos, respondendo, lhes disse outra vez: Que quereis, pois, que faça daquele a quem chamais Rei dos Judeus? E eles tornaram a clamar: Crucifica-o. Mas Pilatos lhes disse: Mas que mal fez? E eles cada vez clamavam mais: Crucifica-o. Então Pilatos, querendo satisfazer a multidão, soltou-lhe Barrabás e, açoitado Jesus, o entregou para ser crucificado". (Marcos 15:12-15).

      Logo a própria Escritura mostra que "pendurado" e "crucificado" são a mesma coisa, no que se refere a morte de Jesus. Por isso, sim, aplica-se a profecia a Ele, conforme a própria Escritura declara.

      Sobre o ministério feminino, a Bíblia é clara ao dizer que Deus não faz acepção de pessoas e a Bíblia é cheia de exemplos de liderança feminina, como Rute, Ester, Priscila, etc. A questão do ministério não está na escolha do gênero (masculino ou feminino), do nível intelectual, do grau de escolaridade, da cor, ou de qualquer outra coisa, mas tão somente à vocação, ao chamado de Deus. E como saber se aquela pessoa foi chamada por Deus para exercer aquele ministério? Os frutos que ela produzir é que responderão.

      Deus te abençoe!

      Excluir